segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Teologia? Só um minuto, por favor!

IILembro-me de quando eu era pequeno, entre meus 10-14 anos, que eu não sabia falar de outra coisa que não fosse jogos para computador. Eu gostava de jogar, e quando encontrava amigos e colegas a primeira coisa a ser conversada era o último jogo que eu tinha jogado ou finalizado. Do mesmo modo foi quando comecei a surfar. Que esporte maravilhoso! Mas cansei das vezes que enchi a paciência da minha futura e linda esposa com filmes de surfe e conversas apenas relacionadas às ondas que eu tinha surfado e de como o mar estava lindo no dia. O mesmo ocorre com muitos em relação a teologia.

Não é errado conversarmos sobre coisas que gostamos e que temos como hobby, e nunca será, mas a palavra de Deus é clara quando diz que devemos remir o nosso tempo(Ef 5. 15-16), e remir o tempo abrange todas as coisas feitas no dia, incluindo obviamente as conversas que temos com aqueles que convivemos. Josemar Bessa, pastor congregacional, em seu perfil do Twitter, publicou a seguinte frase: ''A Teologia deve sempre ser prática, e toda prática deve ser teológica!" A frase é fantástica! Deixando ela de forma mais clara, ela diz que tudo que estudamos acerca de Deus e das Escrituras deve ser colocado em prática, mas também que tudo que fazemos no nosso dia a dia deve ser baseado e guiado de acordo com que o Senhor nos ordena nas Escrituras. Diferente de como alguns pensam, ''toda prática deve ser teológica'' não significa que só temos que conversar sobre a Teologia.

Deixando claro que neste texto me refiro a incansável e chata discussão sobre Calvinismo x Arminianismo, agora prossigo. É fato que, se temos uma Cosmovisão Cristã, no fundo todas as nossas conversas irão apontar para a Teologia. Mas o problema aqui não é o que norteia nossas conversas(a Teologia), mas sobre o que conversamos(APENAS Teologia). Pode parecer confuso, mas não. Perceba. Numa roda de amigos, onde amigos não cristãos também estão assentados, é uma boa oportunidade para compartilhar o Evangelho? Sim, claro que é. Temos aqui um exceção que envolve em todo tempo uma teologia explícita, evangelística, onde a Escritura deve ser citada. Agora, numa roda de amigos, irmãos em Cristo, não necessariamente as conversas precisam envolver em todo o tempo a teologia. Entendo que existe a fase da jaula, momento este posterior ao conhecimento das Doutrinas da Graça, ou melhor, o Calvinismo, onde fomos tão surpreendidos e impactados com esta verdade bíblica, que passamos a não falar mais de outra coisa por tão empolgante que é! Mas, é aí que entra a sabedoria bíblica.

Vemos em Colossences 4:5 a importância de aproveitarmos ao máximo as oportunidades com os que são de fora, ou seja, os descrentes. Mas muitas vezes estamos tão dominados com a fase da jaula(presos) que passamos até mesmo a assustar nossos amigos não-cristãos com termilogias teológicas que nada acrescentam a vida deles. Saibamos separar as coisas, os momentos! Que tal conversar sobre como foi o trabalho no decorrer do dia? Conversar sobre a última partida de futebol ou sobre a última luta de MMA? Que tal conversar sobre a situação política do país? Ou até mesmo sobre uma boa série na Netflix? (Claro, em todos estes assuntos, uma cosmovisão cristã tem que ser defendida.) E a partir destes assuntos propagar a fé? É um ótimo modo de iniciar um evangelismo. O que eu digo é, compensa mesmo conversar sobre Calvinismo x Arminianismo o tempo todo? Origem do mal, infra ou supra-lapsarianismo? São assuntos que, debatidos de forma saudável, trazem crescimento espiritual, mas o tempo todo? Sério? Pessoas podem não se aproximar de você por você só saber conversar teologia, inclusive cristãos maduros que amam a teologia! Já parou para pensar nisto? Procure um homem maduro na fé e em sua teologia e veja se você o vê debatendo este tipo de assunto o tempo todo. E terás uma surpresa: NÃO! O cristão não deve entender somente de teologia, mesmo que seja a sua teologia que deva nortear todos os assuntos restantes. Leia e estude sobre política, economia, notícias comuns do dia-a-dia. Num momento de crise econômica como este que estamos vivendo no Brasil é interessante o cristão estar ciente do que está acontecendo e dominar, nem que seja um pouco, dos assuntos em destaque. Assim poderemos nos posicionar como cristãos em diversos assuntos da vida e do contidiano.

O título do post realmente pode parecer ser tendencioso, mas o intuito não é abolir as conversas teológicas, claro, mas mostrar que há tempo para tudo, inclusive para conversar sobre teologia. Concluo dizendo que, não ache que você será mais cristão, ou será mais visto como um ''teólogo'' por conversar teologia o tempo todo. Sua vida cristã será vista pela sua sabedoria em conversar vários assuntos e ser um espelho da mente de Cristo em todas elas(Cosmovisão Cristã) e não por quantas perguntas e respostas você sabe decoradas dos catecismos breve e maior e da CFW(que são importantes também, claro). Que o "quer comais, quer bebais'' e o quer CONVERSAIS, seja feito para a Glória de Deus, que sejamos Sal e Luz neste mundo sujo e perdido onde até mesmo as conversas são tolas e desonram ao nome de Cristo.

Então, como foi seu dia hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário