quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Voltemos ao Gospel!



Hoje, infelizmente, ainda está na moda ser gospel. Mesmo depois de vídeos e mais vídeos, textos e mais textos compartilhados por homens e mulheres de Deus contra a gospelândia, ainda se ouve música gospel, se frequenta festas gospel, se compra em lojas gospel. E algo ainda bastante comum no dia a dia é a música gospel, uma coisa esquisita que nunca entendi e um dos assuntos mais debatidos na internet depois do eterno debate sobre Calvinismo x Arminianismo. Os estilos musicais são diversos, mas se tiver o nome Jesus ou Bíblia na letra ou outro qualquer jargão de crente, o estilo passa a ser gospel. Porque ao invés de chamarem de gospel não a chamam pelo estilo que realmente são? Não existe o estilo musical gospel. Alguém pergunta: "Olá, o que você está ouvindo?" E se responde: "Música gospel!" O conteúdo da música não diz sobre o seu estilo, nem vice-versa! Mas não vim falar sobre a cultura gospel em si, porque disso a internet já está cheia. Deus vem levantado homens que lutam, digamos, contra esse segmento chulo e podre do cristianismo, que na verdade nem se pode chamar de cristianismo. Vim através deste texto, convidar a todos para que voltemos ao Gospel! Sim, ao ''Gospel''.

O problema é este: estrangeirismo. Você pode estar se perguntando o que isto tem a ver com o assunto. Então vamos lá. O estrangeirismo - uso de palavras ou frases estrangeiras em textos ou conversas em língua nacional - é bastante comum no Brasil. Quantas vezes já não falamos 'delivery' ao invés de 'entrega' ou 'feed back' ao invés de 'retorno'? Do mesmo jeito o Gospel, que significa nada mais e nada menos que Evangelho. Esquecemos o significado de Gospel, transformando-o assim num falso evangelho. O gospel - Evangelho - está dividido, e divido ridiculamente por um vício de linguagem, o estrangeirismo. Quando falamos 'Evangelho' sabe-se logo que é a Boa Nova de Jesus Cristo, quando falamos 'Gospel' ligamos automaticamente às músicas, shows e etc. Entendeu o besta mas grande problema?

Gospel é O Evangelho! Gospel não é um estilo musical, dança, lojas, produtos e mais produtos, movimentos como Marcha para Jesus e outras porcarias que utilizam o nome de Deus para o seu próprio benefício. Nem mesmo uma tribo ou cultura. É como se comer cachorro-quente fosse uma coisa e comer hot-dog outra, sendo que claramente são a mesma coisa ditas em línguas diferentes! Gospel é a Boa mensagem de resgate do Rei, a Boa Nova do Criador do Universo! É só ler no dicionário Inglês-Português! É tão lógico, não? É algo tão óbvio, mas que infelizmente é preciso ser mais óbvio ainda para se enxergar, ‘’chover no molhado’’.

Então, quando você ouvir ou assistir algo gospel, pergunte-se se você realmente está ouvindo ou vendo o Evangelho ser pregado. O Evangelho é só um, e é tudo sobre o Deus Santo e Misericordioso que, tendo se feito carne, veio resgatar através do sangue de Cristo, nós, criaturas escravas do pecado e de Satanás, transportando-nos assim para o Reino do Filho do seu amor(Col 1.13).

Voltemos ao Evangelho, ou seja, RETURN TO THE GOSPEL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário