domingo, 25 de maio de 2014

Surfe x Cristianismo - Entrevista com Bp. Walter McAlister

Walter McAlister é Bispo Primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida (ICNV); idealizador do curso de iniciação cristã Seminário Teológico de Base – SETEB (que já formou mais de 20 mil alunos), Formado em Artes Liberais pela Universidade Oral Roberts (Tulsa, EUA) e Estudos Ministeriais pela Eastern Pentecostal Bible College (Peterborough, Canadá), com estudos pós-graduados na Reformed Theological Seminary (Orlando, EUA), é fundador e Presidente do seminário teológico da ICNV, o Instituto Bispo Roberto McAlister de Estudos Cristãos (IBRMEC), escritor e conferencista. De origem estadunidense, renunciou sua cidadania original e tornou-se cidadão brasileiro em 1989.[1]

Por ser surfista, venho me preocupado com surfistas cristãos que por seus rasos conhecimentos da Bíblia, vêm pregado a Jesus Cristo, o Criador das ondas(não esquecendo que também de todo o mar, terra e universo), da forma errada. O intuito desta entrevista é auxiliar no crescimento bíblico dos cristãos que tem o surfe como hobby, profissão ou que até mesmo trabalham em ministérios voltados para esta tribo específica. Visto que muitos possuem um conhecimento muito básico ou até mesmo nenhum conhecimento das Escrituras, cria-se então um terreno fértil para a disseminação e ensino de ideais anti-bíblicos. Nesta oportunidade, Walter McAlister responde algumas das questões mais comuns sobre o tema.

FilipeCBranco: Bp. Walter McAlister, fala um pouco pra galera de como foi que o senhor começou a caminhada cristã, o que faz hoje na igreja, e de como o surfe entrou na sua vida.

W. McAlister: Estou no ministério há 33 anos. Me converti ainda pequeno. Por isto cresci na igreja. Como criança e jovem cresci na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sempre quis surfar, mas meu pai não tinha como comprar para mim uma prancha. Nem tive coragem de pedir pra ele. Quando vim para o Recreio dos Bandeirantes, já tinha 43 anos de idade. Fui apresentado ao Rico de Souza e me perguntaram se eu não queria aprender. Topei. Foi a realização de um sonho. Hoje minha prancha de lei é um Wingnut 9,4 monoquilha.

1. FilipeCBranco: Uma frase muito conhecida e utilizada nos evangelismos em meio a tribo do surfe é a que ''Jesus foi o primeiro surfista''. O que acha de tal afirmação? Pode e é correto usá-la para fins evangelísticos?

W. McAlister: É uma bobagem dizer que Jesus foi o primeiro surfista. Tentar encaixar o Evangelho num estilo de vida, seja de surfista, Marxista ou fazendeiro, é fazer violência à história do Nosso Salvador. Foi carpinteiro. Mas, nem isto nos diz algo a respeito da sua carreira de salvador.

2. FilipeCBranco: É comum ouvir de muitos surfistas cristãos sobre a possibilidade de haver mar e consequentemente surfe no lar que Cristo preparou para nós. Não acha que esse tipo de pensamento acaba levando-os para longe do real sentido da nossa morada junto ao Senhor que é adorá-Lo de eternidade em eternidade?

W. McAlister: Se haverá mar no céu é igualmente uma bobagem. É como perguntar se haverá pista de corrida para pilotos cristãos. É o mesmo erro que se cometeu na primeira pergunta.

3. FilipeCBranco: Existem igrejas voltadas a um só público, que praticamente a membresia total é composta por surfistas e skatistas. Pode uma igreja se voltar apenas ao surfe ou skate? O que a Bíblia diz sobre isso?

W. McAlister: Igreja não pode se voltar para um grupo só. Pode ter grupos dentro da igreja. Mas ela precisa do equilíbrio que vem do convívio de pessoas diferentes. Se fizer uma igreja só de broders, a sua visão do mundo e da fé vai ser torta. Viver de onda não é viver uma vida equilibrada. Quando a igreja é construída em volta de um estilo de vida, acaba manifestando muitos dos problemas que são mais característicos daquela vida. Não é saudável.

4. FilipeCBranco: O que dizer dos cristãos que dão mais atenção ao surfe do que a família, emprego e igreja?

W. McAlister: Quem dá mais atenção ao surf do que a família e trabalho é vagabundo e infiel. Surf tem que ser levado no equilíbrio. A fissura em excesso é falta de domínio próprio. Surfista que não aprende isto não cresce e permanece na infância espiritual. O problema é que o surf não é eterno. É um certo sinal de que os "super legends" são de uma certa idade. Depois, não há categoria. Isto porque, ninguém termina seus dias caindo. Tem hora que a prancha vai para o rack de vez. Só que a vida continua - filhos, trabalho e especialmente a vida espiritual.

5. FilipeCBranco: É comum ouvir, inclusive de cristãos, uma frase que faz parte do slogan de uma marca de surfe que diz: Surfar é sagrado. O que dizer disto?

W. McAlister: Surf só é sagrado para quem o sagra. Mas em si, é apenas uma atividade alucinante que é muito gostoso praticar. Fazer disto uma vida é uma ilusão. Quantos surfistas conheço que viveram sua vida toda para as ondas e depois ficaram vendendo bugigangas na rua, ou tentando dar umas aulinhas porque não construíram a sua vida? Já viu surfista velho, assim da tribo? São pessoas patéticas. A não ser que vire shaper, ou tenha uma lojinha de surf, a coisa fica triste (e a maioria deles vive uma vida muito minguada, também). Tem que curtir o surf pelo que é. É um esporte. Não é uma vida. Até os que "vivem para surfar" vão ficar no inside, mais cedo ou mais tarde. É patético ver.

FilipeCBranco: Encerrando, deixo este espaço em aberto para o senhor falar algo aos surfistas e aos admiradores do esporte.

W. McAlister: Nunca ponha Deus em segundo lugar. Viver não é alucinante. A fissura é algo que passa. Mais cedo ou mais tarde sua vida vai ficar flat; e aí? Vai viver de recordações. A vida em Deus cresce com o tempo, não o contrário. Por isso, não pode trocar uma vida de disciplina e crescimento, mesmo que o swell esteja bombando. Tem que construir uma vida e não apenas levar a vida. O surf depende muito do swell, do vento, etc... Mas a vida depende de algo construído na rocha que é Jesus e uma obediência às suas palavras. 

Na paz, 
Bispo Walter.

__________________
[1] Apresentação retirada do blog do próprio Bp. Walter McAlister. Disponível em: http://www.waltermcalister.com.br/site/biografia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário